A Ortodontia e os Aparelhos Dentários

Aparelho Fixo

São os aparelhos ortodônticos mais utilizados e conhecidos. São compostos por acessórios que, utilizados em combinação, possibilitam a realização de uma grande quantidade de movimentos. Dentre esses temos:

  • “Brackets”: dispositivo (suporte) que é colado na superfície dentária e serve como suporte para aplicação de forças ortodônticas.

  • Banda: anel metálico que circunda o dente. É utilizada para fixar o “bracket” em dentes posteriores por apresentarem maior resistência.

  • Arcos: acessório fundamental para a movimentação ortodôntica. São confeccionados com fios metálicos e geram as forças que serão aplicadas aos dentes.​

Aparelho Removível

São dispositivos ortodônticos mais simples, porém não menos importantes que os aparelhos fixos. São utilizados para movimentos dentários menos complexos e podem ser removidos pelo paciente para se alimentar e realizar a higiene bucal. Dentre os aparelhos removíveis, encontram-se os conhecidos aparelhos funcionais que, quando bem indicados, podem auxiliar no tratamento de problemas originados não somente na má posição dos dentes, mas também em alterações esqueléticas.

Aparelho Estético

Aparelhos fixos onde os “brackets” são confeccionados em material plástico, em cerâmica ou safira, apresentando aparência mais discreta. Em associação a esses sistemas poderemos utilizar fios revestidos que serão menos visíveis que os fios metálicos convencionais.

Aparelho Lingual

É um aparelho ortodôntico fixo composto por “brackets” especiais que são fixados na face interna dos dentes, tornando-se imperceptíveis.

Aparelho Invisível

É o aparelho ortodôntico mais discreto. Confeccionado em material plástico transparente, torna-se praticamente imperceptível.  Trabalhamos com os sistemas Invisalign® e Clear Aligner®. Apesar de não serem recomendados para todos os casos, atualmente, já possuem recursos que possibilitam sua utilização ao invés do aparelho fixo ou, pelo menos, durante boa parte do tratamento.